O rendimento quântico de fluorescência

O rendimento quântico de fluorescência é a razão entre o número de fotões emitidos pela amostra como fluorescência e o número de fotões da luz de excitação absorvidos.

Conhecem-se dois métodos de medição o método Absoluto e o método Relativo.

Método relativo

O método relativo consiste em comparar a intensidade da fluorescência de um padrão com a da amostra desconhecida para calcular o rendimento quântico da amostra desconhecida. Desta forma, os resultados obtidos dependem da exatidão do valor do rendimento quântico da amostra e de padrão.

Método absoluto

O rendimento quântico também pode ser obtido diretamente pelo método absoluto, uma vez que o método absoluto permite detetar toda a fluorescência da amostra e integra-a utilizando uma esfera integradora, permitindo uma medição mais precisa do rendimento quântico.

Método de medição

  • Medição da luz incidente – Colocar a célula com solvente no suporte da célula de amostragem na esfera integradora e medir o espetro da luz incidente (no caso de uma amostra sólida, não colocar nada no suporte da célula de amostra na esfera integradora e medir o espetro da luz incidente). A área do pico obtida é definida como a área da luz incidente, S0 (número equivalente de fotões na luz incidente).
  • Medição da amostra – Colocar a amostra no suporte de amostras e medir os espectros de dispersão e de fluorescência da amostra. A área do pico de comprimento de onda de excitação obtida é definida como a área de dispersão da amostra, S1 (número equivalente de fotões que não foram absorvidos), e a área do pico na gama de comprimentos de onda de emissão é definida como a área emitida pela amostra, S2.

Cálculo do rendimento quântico – Calcular de acordo com a seguinte fórmula

  • Absorção da amostra (%) = (S0 – S1)/S0 × 100
  • Rendimento quântico externo (%) = S2/S0 × 100
  • Rendimento quântico interno (%) = S2/(S0 – S1) × 100

A JASCO pode fornecer o sistema de medição do rendimento quântico de fluorescência (método relativo ou método absoluto) e também propor a solução adequada para satisfazer as necessidades do utilizador.


Partilhe esta publicação

Mais Notícias

Certificação do IAPMEI

É com um imensurável prazer que comunicamos o cumprimento dos critérios de micro empresa nacional com a respetiva atribuição do Certificação PME: “O IAPMEI –

Ler Mais »