A nova série LC-4000 representa um corte radical com o passado da nossa representada Jasco nesta área. A nova linha cruza as séries LC-2000 e XLC-3000 por forma a cobrir todas as principais categorias de HPLC, desde semi-micro, convencional, rápido, UHPLC e SFE/SFC.
Entre outras, as principais características são o limite superior de 1300 bar (ou MPa) para a operação das principais bombas permitindo a utilização de vários tipos de colunas com estas bombas.
Em resumo, as principais características do sistema são:
- O corpo principal da bomba fica incorporado numa caixa expansível para qualquer necessidade futura, graças à presença de docas extensíveis. O resultado é a utilização da mesma caixa para albergar uma bomba isocrática ou uma bomba de baixa pressão (a última incorporando válvulas de mistura e unidade de desgasificação) ou ainda uma bomba dupla.
- Inclui 2 cabeças, misturador e desgasificador numa única caixa e reconhecida pelo software de controle como um módulo simples de bombagem.
- Durante o processo de construção do sistema (para processos semi preparativos ou preparativos), num primeiro estado, tem que se selecionar uma das bombas e os módulos restantes são adicionados para configurar devidamente a bomba.
O novo sistema de bombagem, tem as seguintes melhorias em relação ao do sistema LC-2000:
- Sistema Ex Re Ft, permitindo uma pulsação reduzida do caudal;
- Em baixa pressão, pode ser utilizado na gama útil de 0,05 a 5,0 ml/min, com melhoria da eficiência da mistura;
- Possibilidade de mudança da velocidade de rotação do misturador dinâmico para ir de encontro às necessidades analíticas;
- Novo desenho da unidade de desgasificação com uma câmara mais pequena com a mesma eficiência de desgasificação.
Cinco novos injetores automáticos desenvolvidos para cobrir todo um conjunto de aplicações desde volumes de injeção de 0,1 a 10000µl. Para além disso, a série inclui 2 amostradores automáticos para SFC.
Detectores UV para os diversos modos de HPLC, com velocidades de aquisição de 100Hz e uma grande variedade de células de fluxo.
Para além das características já existentes, os detectores permitem a utilização de 2 comprimentos de onda e deteção da razão de comprimento de onda. A razão sinal ruído das unidades foi melhorada para 2 x 10 -6 UAbs e a linearidade passou para 2,5 UAbs. O controle de temperatura da célula de fluxo permitiu ainda reduzir a deriva do detector para 10 -4 UAbs/h.
- Detectores de díodos – três novas versões em gamas variando de 190 a 900nm, com 512 a 1024 diodos, com possibilidade de aquisição de 20 a 100 espectros/s, lâmpadas de tungsténio e mercúrio para calibração do comprimento de onda num dos modelos, controle da temperatura da célula e fenda fixa ou variável.
- Detectores de fluorescência – Com gama de comprimento de onda de 220 a 700nm (ou 900nm opcionalmente) com razões S/N da risca de Raman da água de 2300 (RMS) ou 575 no melhor dos casos. Excitação a 20nm e emissão variável, com capacidade de detecção de 2 comprimentos de onda num dos modelos (2 no total).
- Detectores de Índice de refração – Para análise semi-micro ou analítico a preparativo. Dois modelos, com controle de temperatura de alta velocidade para maior estabilidade.
A série inclui detectores de CD e rotação óptica com propriedades semelhantes às da série anterior. Novos fornos usando elementos de aquecimento Peltier ou com circulação de ar, para utilização com colunas desde 50 a 300mm de comprimento e em gamas de temperatura variáveis abaixo e acima da temperatura ambiente.
Todos os módulos são controlados através do conhecido sistema Chromnav 2.0 (compatível com o sistema operativo Windows 8.1 da Microsoft). Com possibilidade de notificação do estado de funcionamento por e-mail.
A Norleq é o representante em Portugal dos equipamentos da JASCO, incluindo HPLC da série LC-4000.