YMC: Análise da Aflatoxina no leite (por HPLC)

Análise fácil e rápida da Aflatoxina no leite (por HPLC)

As aflatoxinas são microtoxinas que são produzidas naturalmente por diversas espécies de fungos. Para além da aflatoxina B1 – a mais tóxica de todas – aparecem na natureza outros compostos semelhantes. Uma elevada exposição a aflatoxinas pode, por exemplo, produzir necrose hepática aguda, especialmente em crianças.

A aflatoxina M1 é um metabolito da aflatoxina B1 e resulta de um processo de conversão que ocorre no fígado animal e humano.

De acordo com os regulamentos da UE, o limite para a aflatoxina M1 é de 50 ng / mL nos leites crus ou nos que que são tratados e termicament. No entanto é de apenas 25 ng em comida de bébé. Portanto, são necessários métodos de muito sensíveis de detecção e quantificação.

 

Método de HPLC em coluna YMC-C18 Triart

A YMC, em cooperação com a entidade japonesa de Inspeção de alimentos congelados, desenvolveu um método de HPLC com detecção por fluorescência para detectar e quantificar a aflatoxina M1 no leite.

Após filtração e purificação, a amostra é analisada numa coluna YMC-Triart C18. Uma vez que se utiliza acetonitrilo e água como eluentes (sem quaisquer aditivos), o método é compatível com MS.

 

YMC_1
Legenda: YMC-Triart C18, 12 nm, 5 µm, 250 x 4.6 mm (P/N. TA12S05-2546PTH)

 

Linearidade do método

O método é linear nas gamas para concentrações entre 2 e 40 ng / mL e esta gama é superior aos valores exigidos pelo método.

 

2

3

 

Tempo de análise mais curto

Como as colunas YMC-Triart podem ser utilizadas em escalas com diferentes tamanhos de partículas, o método pode ser transferido para uma coluna YMC-Triart C18 com 3 µm (100 x 3,0 mm). Isto reduz o tempo de análise em cerca de 70%, de 30 min para apenas 10 min. Por conseguinte, o rendimento pode ser triplicado.

4
Legenda: YMC-Triart C18, 12 nm, 3 µm, 100 x 3.0 mm (Part No. TA12S03-1003PTH)

Partilhe esta publicação

Mais Notícias

Certificação do IAPMEI

É com um imensurável prazer que comunicamos o cumprimento dos critérios de micro empresa nacional com a respetiva atribuição do Certificação PME: “O IAPMEI –

Ler Mais »