Acessório de medida de viscosidade extensional (EVF)

A reologia ajuda a investigar as melhores condições (por exemplo, temperatura e corte) para tecnologias de processamento de resinas, como extrusão, moldagem por injeção e moldagem por sopro. O acessório EVF, para usar nos modelos ARES-G2 e HR20 e HR30, pode executar medições de extensão uniaxial até uma deformação Hencky de 4 e taxas de alongamento de até 30 s-1; A temperatura máxima é de 350°C.

O EVF beneficia da separação do motor e do transdutor no reómetro ARES-G2 e permite medições de força muito sensíveis, sem contribuições de inércia e fricção. O tamanho da amostra de 18x10x0,8mm é ideal para caracterizar materiais resultantes de I&D normalmente disponíveis apenas em quantidades muito pequenas.

O acessório EVF é utilizado no estudo de moldagem por sopro para fazer a caracterização extensional de alguns polímeros e permite também estudar a resistência ao alongamento.

No exemplo, com uma taxa de extensão constante, a viscosidade de corte é vista nas linhas pontuadas, mas chave para uma resina que trabalha para moldagem por sopro é ver um aumento na viscosidade extensional ao longo do tempo, o que representa a resina a desenvolver mais resistência ao ser esticada – comportamento de endurecimento por deformação e isso ajuda a evitar o colapso da bolha formada ou a quebra do filme fino.

A Norleq é o representante oficial em Portugal para os equipamentos da TA Instruments!

Partilhe esta publicação

Mais Notícias

Certificação do IAPMEI

É com um imensurável prazer que comunicamos o cumprimento dos critérios de micro empresa nacional com a respetiva atribuição do Certificação PME: “O IAPMEI –

Ler Mais »