Análise ao sangue utilizando o SOLATION® ICP-MS

Os vestígios de elementos são essenciais nos seres humanos para as funções biológicas adequadas, e os diferentes níveis destes traços são indicativo de muitas doenças e condições. Os vestígios não essenciais também estão presentes no corpo humano como resultado de contaminantes ambientais gerados por atividades humanas ou industriais e depositados no solo, ar, na água e em alimentos. Estes traços essenciais e não essenciais são facilmente medidos e monitorizados no sangue, soro e na urina com a utilização de ICP-MS.

Nesta aplicação, apresenta-se um método rápido para análises rotineiras de amostras de sangue de pequeno volume para elementos-chave tóxicos e essenciais usando o Espectrómetro SOLATION® ICP-MS utilizando uma preparação simples de amostra do tipo “diluir e injetar”.

A elevada sensibilidade e a vasta gama dinâmica do ICP-MS são particularmente importantes para a determinação de níveis vestigiais de metais pesados, medindo simultaneamente elementos nutricionalmente relevantes em níveis mais elevados. O sangue é uma matriz complexa, rica em proteínas e sais que favorecem a formação de interferências à base de carbono e cloro que afetam muitos dos analitos. A célula de colisão da Advion Interchim Scientific no SOLATION® ICP-MS é necessária para superar essas interferências.

O SOLATION® ICP-MS tem uma célula de colisão óctupla que é utilizada para lidar com interferências dos iões poliatómicos, especialmente para metais de transição. É essencial para uma análise robusta e rotineira de oligoelementos que a célula óctupla não se encontre contaminada, o que provoca deriva e tempo de inatividade desnecessário. Os iões que passam pela interface são dirigidos através de uma curva de 90° e focados na entrada da célula óctupla usando um defletor quadrupolo (QD). Partículas leves e neutras continuam através do QD e longe da célula.

A célula de colisão no SOLATION® ICP-MS pode ser operada no modo “He Gas”, no qual a célula é preenchida com He para atuar como um gás de colisão, ou no modo “No Gas”, no qual a célula está vazia. O modo “He Gas” é utilizado para isótopos sujeitos a interferências poliatómicas, enquanto o modo “No Gas” é utilizado para o resto dos isótopos. A rápida alternância entre os modos “He Gas” e “No Gas” no SOLATION® (< 5 seg) garante que as execuções analíticas possam ser curtas, melhorando assim a produtividade.

A Norleq é o representante em Portugal dos equipamentos da Advion Interchim S.A!

Partilhe esta publicação

Mais Notícias

Certificação do IAPMEI

É com um imensurável prazer que comunicamos o cumprimento dos critérios de micro empresa nacional com a respetiva atribuição do Certificação PME: “O IAPMEI –

Ler Mais »