HiperCentro-Fracção F, Rua Dr. Eduardo Santos Silva, 261 4200-279 Porto+351 222 081 483info@norleq.com
enpt

Determinação do nível de vitamina D em soro

Artigo 39 de 94

A vitamina D3 (Colecalciferol) é essencial para o funcionamento do nosso organismo. Níveis reduzido de vitamina D3 aumentam o risco de incidências de muitas enfermidades, principalmente em bebés, crianças pequenas, mães grávidas e pessoas idosas. Tradicionalmente associa-se a falta de vitamina D ao raquitismo, uma doença em que os ossos não se desenvolvem devidamente, dando origem a fragilidade óssea e a deformações no desenvolvimento do esqueleto. Contudo, várias investigações demonstraram que a importância da vitamina D é muito mais abrangente e permite evitar diversos problemas de saúde.

O que detectar no soro?
O nível do soro da vitamina D é monitorizado para excluir sintomas de carência desta vitamina. Como os produtos e suplementos nutricionais de vitamina D normalmente contêm vitamina D3 e/ou vitamina D2 (ergocalciferol), a concentração de 25-hidroxi-vitamina D (calcidiol, 25-OH-D3) é usada para avaliar a quantidade de vitamina D. A 25-OH-D3 é uma forma de armazenamento da vitamina D que é produzida no fígado e permite uma avaliação do nível de vitamina D de um paciente.

Ergocaliferol

Separação desafiante
Como as vitaminas D2, D3 e 25-OH-D3 são substâncias estruturalmente semelhante, a separação por (U) HPLC é um grande desafio. Muitas vezes são necessárias colunas combinadas com complexas misturas de eluentes.
Utilizar a coluna YMC-Triart C18 ExRS torna a separação muito mais simples, com separação pela linha de base de UHPLC em menos de 5 minutos.
A utilização, em condições isocráticas, de uma coluna UHPLC YMC-Triart C18 ExRS permite uma separação pela linha de base destas três substâncias em menos de 6 minutos.

Aplicacao

Pode fazer o download de toda a informação sobre este assunto aqui.

MENU