As matrizes de excitação-emissão (EEM) são usadas com espectroscopia de fluorescência na identificação e caracterização de misturas. Recentemente, a técnica começou a tornar-se um método aceite para determinar o tipo, a qualidade e a origem geográfica de produtos alimentares. Por forma a estabelecer este método como um método confiável para este tipo de análise, são necessárias mais referências e, portanto, muito mais amostras devem ser medidas (de centenas a milhares).
Por forma a aumentar o número de análises, a nossa representada JASCO desenvolveu um sistema de alta velocidade para fluorescência 3-D usando o espectrofluorímetro modelo FP-8500 acoplado a um detector espectral multicanal modelo MV-3500.
Para demonstrar a facilidade de uso deste sistema de medição alta velocidade foi desenvolvida uma aplicação que relata o resultado da medição de uma variedade de azeite.
A aplicação, mostra a utilização da técnica EEM na caracterização de amostras de azeite. No trabalho, mostra-se que o algoritmo PARAFAC é uma ferramenta poderosa para a interpretação dos dados por separação em factores.
Para mais informações poderá contactar-nos em info@norleq.com